Torre de Resfriamento de Água Modelo WTD

Torre de Resfriamento de Água Modelo WTD

As torres de resfriamento da série WTD, são o melhor arranjo de engenharia para torres de capacidade de 155 m3/h até a capacidade de 900 m3/h por célula.

São o resultado de decadas de desenvolvimento, desde os idos de 1960, com mais de 20.000 unidades instaladas. As torres de resfriamento da série WTD, são do tipo paineis justapostos construidas em fiberglass (poliester reforçado com fibra de vidro) e internos em plasticos de engenharia. Solução mais inteligente, para seu processo industrial, com grande longevidade e baixa manutenção. São entregues, desmontadas para serem montadas, na obra. Possuem piscina própria de fiberglas, porem dependendo do projeto, podem ser instaladas sobre piscina de concreto. Consulte as opções de piscina.

O sistema de resfriamento evaporativo aplicado é o de contra corrente. Ar atmosférico é aspirado atraves jánelas apropriadas, instaladas na base da torre de resfriamento, e forçado em contra corrente, a água ser resfriada, que foi injetada, quente, no topo da torre de resfriamento. Após este processo, a água é recolhida na piscina e bombeada de volta aos equipamentos a serem resfriados, fechando o circuito.

As torres de resfriamento WTD são a maneira mais inteligente de refrigerar o seu processo. Para capacidade de 155m3/h até 900m3/h por célula.

Princípio de funcionamento da Torre de Resfriamento

Funcionamento da Torre de Resfriamento Modelo WTD

Água quente, proveniente da fonte de calor, é bombeada para o topo da torre, onde é distribuida, uniformemente, sobre o enchimento, por bicos de pulverização. A água a ser resfriada entra em contato com ar aspirado ou insuflado pelo ventilador. Pequena parcela da água evapora, provocando o resfriamento da mesma. O ar saturado, neste processo, é descarregado na atmosfera e a água resfriada é recolhida na piscina do equipamento e bombeada para a fonte de calor, repetindo-se o processo.

Áreas de aplicação da Torre de Resfriamento WTD

Torre de Resfriamento Modelo WTD

Instalação da Torre de Resfriamento Modelo WTD

Detalhes Construtivos da Torre de Resfriamento WTD

Carcaça da torre de resfriamento
  1. Construida em poliester reforçado com fibra de vidro (fiberglas). Autoportante, painéis justapostos;
  2. A prova de corrosão, não degradando, na maioria dos ambiente, normais e ou ácidos;
  3. Fácil manutenção;
  4. Possui porta de inspeção, facilitando o acesso ao interior da torre de resfriamento;
  5. Possibilidade de construção do tipo auto extinguível - resistente ao fogo;
  6. Piscina própria para recolhimento da água resfriada. Fazem parte da piscina, válvula boia, para repor parte da água perdida por evaporação, arraste ou purga, ladrão, dreno e coneção de saida de água resfriada tipo flange B16.5, mangote e ou outros a serem especificados.
Ventilador
  1. Hélices com pás reguláveis, quando paradas, perfil "airfoil" de alto rendimento;
  2. Construidos em 3 sistemas básicos, tendo como base o nível de ruido permitido no local da instalação Standard - nivel de ruido de 85 db(A) a 2 m de distancia, Silencioso - nivel de ruido de 78 dB(A) a 2 m e Supercilencioso nível de ruido de 72 db(A) a 2 m de distancia da fonte de ruido. Acionamento por motor elétrico de alto rendimento premio, tipo W22, IR 3., TFVE, classe F;
  3. O acionamento do sistema é realizado por motor de auto rendimento plus, W22, TFVE. A transmissão de energia a hélice é por sistema robusto de polias e correias, com fator de serviço 3. Opcionalmente o sistema pode ser construido com redutor de velocidade.
Eliminador de gotas
  1. Modelo Chevron 160. Construidos em paineis justapostos de polipropileno injetado;
  2. Retem as gotas do processo em até 0,0001% da água em circulação. Valor normalizado em DIN 1947
  3. Podem ser construidas em material autoextinguível tipo V0, V1, V2, segundo norma UL 94.
Distribuição de água
  1. Tubular, construida em PVC. Acompanha bicos de pulverização tipo multiplate de 1". Tem baixa perda de carga e são auto reguláveis. Faixa de operação até 60°C. Temperaturas mais altas são revestidas com fiberglas.
Enchimento de troca térmica
  1. O enchimento de troca térmica de uma torre de resfriamento é a parte principal do equipamento. A escolha do melhor tipo a ser instalado, depende, basicamente, da qualidade da água e suas temperaturas de operação;
  2. Enchimento GT . Construido com grades injetadas em polipropileno. Tem perfil ondulado com inclinação de 30°. São montados de maneira cruzada, de tal maneira, que um "tubo" de água cruza com o outro, provocando intenço turbilhonamento, com excelente troca térmica. Excelente estabilidade mecanica, com resistencia até 60°C de água quente. Para águas industriais com até 300 ppm são imbatíveis;
  3. Enchimento tipo filme , modelo A. Construido em laminas de PVC justapostas, com canias cruzados, similar ao GT. São por natureza, autoextinguiveis e tem boa preformance na troca térmica. Porem são mais frágeis. Sua aplicação requer que a água seja limpa;
  4. Enchimento tipo barra triangular. Modelo 18 fl. Construido em perfil triangular em PP ou PVC, As barras são apoiadas em perfil próprio de fiberglas. Este tipo de enchimento, são utilizáveis em águas extremamente poluidas e com temperatura de até 60°C. Seu rendimento térmico é inferior aos outros enchimentos aqui apresentados.
Ferragem
  1. A ferragem usual é construida em aço carbono SAE 1020, zincado a fogo, após fabricação;
  2. Parafusos porcas e arruelas em aço cadmiado, ou aço inox 316.
Acessórios Para proporcionar uma longa vida útil e facilidade de operação e instalação:
  1. Tratamento de água. Oferecemos os aparelhos para tratamento de água, bem como sua operação;
  2. Escada tipo marinheiro, com guarda corpo e plataforma;
  3. Guincho instalado na torre, para remoção do conjunto de ventilação;
  4. Quadro de comando elétrico para bombas e ventiladores, padrão NBR 12;
  5. Chave para controle de vibração;
  6. Sistema hidráulico, composto de bombas, válvulas, manometros e pertences.
Catálogos e brochuras Download em PDF
  1. Catálogo de Torres de Resfriamento