O que é Torre de Resfriamento

O que é Torre de Resfriamento

A Torre de Resfriamento é também conhecida como Torre de Refrigeração ou Torre de Arrefecimento. Essas torres permitem resfriar água, mediante troca térmica e de massa, com o ar atmosférico do local.

As aplicações mais comuns incluem o resfriamento da água que circula nas refinarias de petróleo, usinas de açúcar e álcool, indústrias químicas, estações de energia e refrigeração do edifício.

Existem diversas formas de construção, dependendo do fabricante ou das necessidades do projeto.

As torres variam em tamanho, desde pequenas unidades no topo de telhados a estruturas hiperbolóides gigantescas que podem ser de até 200 metros de altura e 100 metros de diâmetro, ou também estruturas retangulares que podem medir mais de 40 metros de altura e 80 metros de comprimento. (Wikipédia)

A água de resfriamento serve para conduzir o calor produzido por um processo para o meio ambiente. Normalmente não é permitido o despejo de água quente em canais, rios, lagos, mar, devido aos problemas ecológicos que isso causaria. Além disso, água tornou-se um produto caro e em diversas aplicações, extremamente cara. Diversos métodos de reaproveitamento são então aplicáveis.

O processo de resfriamento é caracterizado pela forma de contato da água com o ar. Assim temos o circuito aberto e o circuito fechado.

Torre de resfriamento de circuito aberto

Circuito aberto – resfriamento úmido. A água em contato direto com o ar, transfere através, convecção e evaporação, calor para o ar, uma pequena parcela da água é perdida por evaporação.

É a maneira mais econômica de recuperação de água em circuitos onde ela é utilizada para remover calor de um trabalho industrial.

Com torres de resfriamento, existe uma pequena perda de água, por evaporação, arraste e purga. Este sistema economiza energia elétrica em relação ao circuito fechado, ou aqueles resfriados a ar. O circuito fechado gasta cerca de 9% a mais que a torre aberta. O resfriado a ar, cerca de 30% a mais.

Torre de resfriamento de circuito fechado

Circuito fechado – resfriamento seco. Não há contato da água com o ar. O calor é transferido para o ar através de trocadores de calor tubulares ou em placas. A troca térmica ocorre somente por convecção. A qualidade da água permanece constante.

Sistema utilizado, onde a água não pode ter contato com o ar, para não ser contaminada. O investimento, bem como a operação é mais custosa que nos circuitos abertos.

Entre em contato e tenha um projeto adequado de Torre de Resfriamento