Como montar uma torre de resfriamento

Como montar uma torre de resfriamento

A Caravela – Thermotank em suas cinco décadas de existência desenvolveu conhecimento suficiente para ter o melhor custo-benefício na hora da montagem de suas torres de resfriamento. Porém, grandes empresas as vezes preferem elas mesmas fazerem a montagem por motivos diversos. Nestes casos a Caravela – Thermotank recomenda fortemente o uso de um supervisor de montagem indicado por nós para garantir que os ajustes necessários sejam realizados de forma adequada, preservando assim o equipamento.

Atualmente todas as empresas produtoras de equipamentos de resfriamento não garantem as montagens feitas por empresas terceiras.

As torres são equipamentos complexos de diversos tipos e construções, como:
- Ventilação natural ou forçada;
- Ventilador insuflando ou aspirando;
- Células redondas ou retangulares;
- Em série ou em bloco;
- Contra corrente ou corrente cruzada.

Estes poucos detalhes já apontam a necessidade da montagem ser feita por profissionais experientes. Desta forma o cliente pode optar por duas formas de contratação de montagem:
1- Completa onde serão enviados um supervisor e dois montadores; ou
2- Supervisionada onde apenas o supervisor atuará indicando o trabalho a ser feito pelo cliente.

Feita a combinação comercial para montagem, a Caravela – Thermotank enviará, juntamente com as peças do equipamento, toda a documentação necessária para a montagem. Veja a seguir os quatro passos necessário para a montagem.

Primeiro Passo

Colocar todos os Epi’s necessários;
Com o romaneio em mãos, conferir se tem todas as peças;
Observar se o material chegou com avarias;
Organizar as peças em sequência para montagem;
Caso a torre de resfriamento seja com piscina de concreto, verificar se estão corretas as dimensões.

Segundo Passo

O segundo passo é desembalar todo material e começar a montagem das paredes. Toda parede tem uma sequência que deve ser seguida. As paredes são fixadas com parafusos cadmiados ou em aço inox de 1/4”. Coloque-as apoiadas sobre o chão e comece a parafusar nos furos indicados. Caso sejam 16 paredes e a torre de resfriamento seja quadrada, parafusar 4 paredes em sequência. E por final levantar as paredes com um caminhão munck que será disponibilizado pelo cliente ou fabricante, dependendo da combinação.

Em seguidas deve-se colocar as ferragens dos enchimentos e eliminadores de gotas, devendo observar os desenhos para não ocorrer erros. Lembrando que a montagem da torre de arrefecimento deve ser realizando sempre em uma área plana.

Tendo parafusado todo conjunto de ferragens vamos dar sequência a colocação dos enchimentos que deve ser feito com cuidado para preservar sua integridade. Enchimentos colocados, vamos instalar a distribuição de água que é composta por dois itens, um tubo principal que recebe a água e deve ser fixado primeiro, e depois a fixação dos tubos secundários que fazem a divisão da água. Os tubos secundários devem ser soldados no tubo principal e por último é feita a fixação dos bicos de pulverização de 1” que são rosqueados nos tubos secundários da torre de resfriamento de água. Finalmente vamos preencher a torre de arrefecimento com os eliminadores de gotas, ficando com o corpo pronto.

Terceiro Passo

Vamos agora para o difusor que vem desmontado em quatro partes. Deve ser fixado com os parafusos conforme as paredes da torre de resfriamento. Lembrando que as torres de resfriamento vão com sistema para fixação das cintas ou cordas. O difusor deve ser parafusado no corpo da torre conforme os desenhos.

Quarto Passo

Nesta etapa fazemos a instalação da hélice axial no conjunto motor da torre de arrefecimento, e a elevação da mesma até o difusor, que deve ser parafusado. Deve ser observado se a ponta da hélice axial não está encostando no difusor e se consegue trabalhar com folga.

Caso o contratante adquiriu o equipamento sem escada e plataforma, a montagem é finalizada. Porém caso tenha comprado vamos realizar a montagem no mesmo local da torre. A escada marinheira deve ser parafusada com seus respectivos complementos, guarda-corpo e plataforma, e ser içada até a torre de resfriamento.

Por final o responsável deverá ir até o local e analisar se está de acordo, conferir todos os itens, analisar os desenhos e proposta comercial. Se estiver tudo correto, assinar nosso relatório de montagem, informando que ocorreu tudo como planejado, e preencher nossa pesquisa de qualidade e satisfação.

Clique e saiba mais sobre nossos modelos de Torres de Resfriamento